Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Italva - RJ, "Cidade do Quibe".

   Italva é considerada a "Cidade do Quibe" por ter sido, em parte, colonizada por imigrantes sírio-libaneses que trouxeram sua cultura para a cidade, principalmente a culinária. Pertence à Região Noroeste Fluminense, que também abrange os municípios de Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José do Ubá e Varre- Sai.




   O município tem quatro distritos: Sede, Paraíso, Lagarto e Dr. Mattos, ocupando uma área total de 294,8 quilômetros quadrados, correspondentes a 5,5% da área da Região Noroeste Fluminense. O principal acesso a Italva é pela BR-356 que liga a cidade a Cardoso Moreira e Campos, a sudeste, e a Itaperuna, a noroeste. Além disso, possui um subsolo rico em minerais, destacando-se o mármore, a calcita e a dolomita.
   A origem do nome vem do Ita = pedra; Alva=branca. Denominação dada à cidade até então conhecida por Santo Antônio das Cachoeiras e oficializada em 1943, por motivo da existência de enormes jazidas de mármore e que, naquela ocasião eram exploradas e transportadas dioturnamente pela via férrea. Conheça a
história de Italva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário