Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

Itaperuna - RJ

A região de Itaperuna foi utilizada, antes do século XIX, apenas por bandeirantes e aventureiros que demandavam a baixada pelos afluentes da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul. Por volta de 1830, entretanto, instalou-se na área o desbravador José Lanes Brandão, com iniciativas que passaram a atrair população para o núcleo pioneiro do futuro município.
A atividade econômica predominante, no início, foi a criação de gado, que se desenvolveu em fazendas de grandes extensões mas, a partir do final do século XIX, com o advento da economia cafeeira, a colonização se efetuou de forma rápida e uniforme.
A povoação foi elevada à categoria de vila em 1887, com a denominação de São José do Avaí, favorecida pela posição geográfica de maior acessibilidade a Campos, reforçada posteriormente pela ligação ferroviária. A área experimentou crescimento regional, concomitante à ampliação de sua importância administrativa, e em 1889 foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Itaperuna.
Itaperuna é a cidade mais importante do Noroeste Fluminense,sendo um centro sub-regional,pois é a maior cidade e a mais desenvolvida do Noroeste Fluminense.

Na cidade há faculdades, universidades e empresas,gerando mais empregos e assim trazendo mais pessoas para morar nela. Por ser um pólo de confecções, Itaperuna atende de forma significativa a demanda regional. Ela também tem o maior PIB e PIB per capita da região. Destaque para agropecuária e o setor de serviços, que está em crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário